Pular para o conteúdo principal

Seymour Papert - o pioneiro da história da informática na educação

Matemático, Pedagogo e Informático


Ele foi o teórico mais conhecido sobre o uso de computadores na educação, um dos pioneiros da inteligência artificial e criador da linguagem de programação LOGO (em 1967), inicialmente para crianças, quando os computadores eram muitos limitados, não existia a interface gráfica e muito menos a internet.




Na educação, Papert cunhou o termo construcionismo como sendo a abordagem do construtivismo que permite ao educando construir o seu próprio conhecimento por intermédio de alguma ferramenta, como o computador, por exemplo.


Desta forma, o uso do computador é defendido como auxiliar no processo de construção de conhecimentos, uma poderosa ferramenta educacional, adaptando os princípios do construtivismo cognitivo de Jean Piaget a fim de melhor aproveitar-se o uso de tecnologias.

Na concepção de Papert (1994), o Construcionismo seria uma extensão do Construtivismo, pois os esquemas ou estruturas cognitivas seriam construídos de modo especialmente venturoso, quando apoiados em algo tangível, uma entidade pública escolhida pela pessoa, que poderia ser desde a construção de um kit de montar da Lego, um programa de computador ou mesmo um castelo de areia na praia. Dessa forma, o produto, resultado do processo, pode ser exibido e visto, externalizado, discutido, examinado, admirado e analisado. Papert acredita que esta é a principal característica do Construcionismo, por permitir examinar mais de perto a ideia da construção mental.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inteligência Artificial: Um Novo Caminho para Acessibilidade nas Escolas

  As inteligências artificiais estão revolucionando a educação, abrindo novas portas para a acessibilidade e inclusão nas escolas. Tecnologias que antes pareciam futurísticas agora estão sendo usadas para superar barreiras e criar experiências de aprendizado que atendem às necessidades de todos os alunos, independentemente de suas habilidades ou limitações. Uma das áreas mais impactantes da IA na educação é a personalização do ensino. Ferramentas baseadas em IA têm a capacidade de adaptar o conteúdo educacional conforme o nível de habilidade de cada aluno, suas preferências de aprendizado e até a velocidade com que absorvem o material. Isso é especialmente importante para estudantes que enfrentam desafios específicos, como dificuldades de leitura ou deficiência visual. Imagine um software que ajusta automaticamente a velocidade da leitura de um texto ou que destaca palavras-chave para facilitar a compreensão. Para muitos alunos, esses recursos podem significar a diferença entre aco...

Prova Excel - 8º Ano

1)    Responda: (3,0 pontos) a)       Quais os recursos que o Excel proporciona ao usuário? Ou seja, qual sua função???  (1,0 pontos) b)       Como são representados as linhas e as colunas? (1,0 ponto) c)        O que é uma célula? (1,0 ponto)             Anote as respostas em um arquivo do Excel em Plan 1 2)       Crie uma planilha do Excel, em Plan 2 que represente um boletim de um aluno e faça o cálculo anual das médias (1,5 pontos) 3)       Crie uma planilha, em Plan 3, que simule a quantidade de votos de dois candidatos a presidência da republica nas cinco regiões do Brasil.  (1,5 pontos) 4)       Crie o gráfico de colunas da Plan3. (1,0 pontos) Envie por email: paty.papa@yahoo.com.br